Total de visualizações de página


Tal qual uma matrioshka (boneca russa), vamos desvendando nossas porções. A cada novo tempo, uma nova aprendizagem. Agora é o momento de nos vermos como seres holísticos que têm: corpo, organismo, cognição (intelecto), inconsciente (desejo) e mente (consciência, espírito).

ANGELINI, Rossana Maia (2011)

“A falsa ciência cria os ateus, a verdadeira, faz o homem prostrar-se diante da divindade.”

VOLTAIRE (1694 -1778)

segunda-feira, 22 de março de 2021

Texto para Reflexão: Ano Novo

 

ANO NOVO

 

Repentinamente, ainda, no auge do Ano Novo, depois dos sonhos, dos pedidos, das confraternizações, dos abraços, chegou, silenciosamente, a Terceira Guerra Mundial. Deflagrada por um vírus mortal, vindo, sabe-se de onde, e se espalhando pelos ares do mundo todo. Entramos todos numa guerra biológica. Uma pandemia assolou o planeta Terra. Guerra que não avassala a fauna, a flora, no entanto, destrói o homem, a sociedade. Tempos frios.

O vírus carrega o nome de CORONA VÍRUS, COVID 19 que levantou sua bandeira, declarou guerra, uma guerra silenciosa causadora de um barulho ensurdecedor na alma de cada ser terrestre. Uma arma letal pronta a atacar, principalmente, os idosos com ou sem comorbidades. Seu poder de destruição vai além do imaginável, o sistema de saúde comprometido por sua progressão geométrica de contágio, o sistema econômico paralisado, faltam mãos para fazer a vida.

Tudo precisará ser reinventado, a forma como concebemos saúde, educação, escola, trabalho, economia, contatos sociais, afetividade, etc. Os mais oprimidos sofrerão a maior violência, fome, falta de cuidados para uma higienização adequada, atendimento hospitalar seguro, respeito.

Descobrimos o medo, estamos todos no mesmo barco, cansados, amedrontados, assustados, sem saber muito bem o que fazer, como se proteger de algo invisível e letal. Todos são inimigos, carregam ou não o vírus, assintomáticos, homens mortais. Estamos todos isolados em nossos ninhos, sem voar, sem sair, distanciamento social, máscaras, até compreendermos como enfrentar esse mal. Hospitais lotados, pessoas morrendo e morrendo! Tétrico!

Apesar de tanta gente partindo, agonizando, sofrendo, no mundo inteiro, ainda temos os ególatras que não perdem tempo, falta Deus, falta Ética, falta Compaixão, porém, vamos nutrindo esperança, confiando em Deus, seguindo com dor, lágrimas e coragem.

O porquê desse vírus, nesse momento?

O vírus obrigou-nos a olhar para nós mesmos, para nosso orgulho, para as nossas misérias, para a nossa falta de gratidão e de perdão. Obrigou-nos a olhar para nossas famílias a distância. Impediu-nos do sorriso largo, dos encontros, impediu nossos abraços e beijos, nosso calor. Mostrou-nos o quanto destruímos a natureza, os animais, a nossa casa.  Aos poucos, aprendemos a sabotá-lo, da forma mais cruel, o isolamento social, o amor se isolou! Cruel! Tudo a distância, uma nova forma de amor, a tecnologia dominou todas as relações. Que irônico!

Uma guerra surda, sem estardalhaço, sem explosivos, sem barulho. Onde estão as armas nucleares? Tínhamos tanto medo. Tantas ameaças. Tudo em stand by. Nesses novos tempos, somos todos suspeitos, nessa guerra viral. Todos podemos carregar o vírus, nossos filhos, nossos amigos, nossos parentes, nossos desconhecidos. Pessoas assintomáticas. Pessoas bombas. Podem deflagrar o vírus em cada um de nós, numa proporção inimaginável, pelos seis continentes, a qualquer segundo. Tudo pode carregar o vírus, as pessoas, as coisas, as roupas, os metais, os recipientes, alguns animais, os pisos, as ruas, os transportes. Tudo paralisado no planeta Terra. Em cada canto uma dor.

Momento de lavar, e muito! - as mãos! A sujeira tomou conta! A Guerra Viral, o vírus, o maior vilão até hoje visto. Quantas lágrimas!

Ficam algumas perguntas: Como nasceu esse vírus? O porquê desse vírus? Para que esse vírus? Conspiração? A verdade?!

Cientistas, pesquisadores, médicos do mundo inteiro não encontram a chave para lidar com tal aniquilação em massa. Estávamos cegos, sem freios, o basta chegou por mãos impunes, veio silencioso, coroando o Ano Novo.

Feliz Ano Velho!

17/03/2020

(Em distanciamento social)

Nenhum comentário:

Postar um comentário